Séries Addict

Standoff – O Poder da Verdade

Posted on: janeiro 16, 2008

Standoff

No último episódio de Standoff sobre o qual comentei, Matt tinha dito a Emily que a amava. Agora, três episódios depois, foi a vez de Emily confessar seus sentimentos. E essa confissão aconteceu no episódio que trouxe de volta toda a fofura do casal, o décimo quinto, Lie to me. Mas antes eu vou falar um pouco dos dois episódios anteriores, já exibidos pela FOX.
Em Backfire, Emily tem que lidar com uma crise em um trem sozinha, enquanto Matt tem que negociar com um esquizofrênico que é meio que um HT regular. A idéia de se ter que negociar com alguém regularmente é até interessante, mas o episódio não foi dos melhores. Colocar dois casos acontecendo separadamente e principalmente, Matt e Emily separados, mesmo que não pelo episódio inteiro, comprometeu o ritmo. Ambos os plots ficaram superficiais, o encerramento do caso de Emily foi fraco e a reviravolta no caso de Matt ficou parecendo com algo saído daqueles filmes de conspiração. Fica claro aqui que a química entre DeWitt e Linvingston é o que os faz brilhar e afastados eles não funcionaram tão bem. Matt e Emily Standoff
Em Road Trip temos um plot mais interessante, mas eu acho que os roteiristas se acovardaram ao apelar para uma bomba como motivo para os negociadores terem que impedir o seqüestrador. A estória em si tinha muito potencial para discussão, e foi mal aproveitada, assim como a dinâmica entre Matt e Emily foi mal aproveitada novamente. A questão é, a família de Mórmons realmente seqüestrou a menina, mas e as outras esposas? Todas obviamente se casaram porquê queriam, mas ao mesmo tempo porquê acreditavam que o marido as levaria para o Paraíso, e a manipulação dele levou uma das quatro esposas a ser morta, então, onde se desenha a linha do livre arbítrio nesse caso? Standoff poderia ter oferecido um olhar interessante sobre a questão, mas o máximo que fizeram foi colocar uma fala da Emily questionando para Matt a natureza do casamento dos Keenan.
Como eu disse, em Lie to Me, Standoff volta a ser sensacional. Aliás, esse foi um dos melhores episódios de toda a temporada e se vocês não viram, então não percam as reprises da FOX essa semana. Um garotinho é raptado de um parque debaixo do nariz do pai, e uma foto dele é mandada para um canal de TV com uma placa que diz “Emily Lehman fez isso”. Emily não conhece o garoto e não consegue descobrir quem está fazendo isso com ela, apenas que é uma pessoa que alega que ela mentiu para ele(a). O seqüestrador é esperto e consegue deixar Emily à beira do desespero.
Esse episódio foi bem revelador sobre Emily, seu passado e sua família. Rosemarie DeWitt brilhou praticamente sozinha; a maneira contida como ela atua me agrada bastante. Ao mesmo tempo a relação entre a negociadora e Matt reapareceu. Na primeira cena dos dois, Emily e Matt estão contando, cada um, um segredo. O grande segredo de Emily talvez não fosse o amor dela pelo Matt, mas talvez essa fosse mesmo a confissão mais difícil que ela tivesse que fazer para si mesma. Da mesma forma, acho que ela não tentava esconder o passado apenas de Flannery e do FBI, mas de si mesma, o que é mais uma boa explicação para o episódio chamar-se Lie to me.
O seqüestrador era um suicida que Emily tinha convencido a não pular de um prédio. Ele era um pederasta e por isso foi para a cadeia e foi rejeitado por todo mundo ao desistir da morte, o quê o deixou irado com Emily. Eu acho que cada pessoa pode ter a sua verdade. O suicida pode achar que o melhor era ter tirado a própria vida, porque assim ele estava fazendo um favor à sociedade e Emily pode achar que o castigo em vida era o que ele merecia, que a morte era muito fácil em face dos crimes que ele cometeu, e nenhum dos dois precisa estar necessariamente errado. Eu, particularmente, nem consigo escolher uma posição.

Standoff Rosemarie DeWitt Ron Linvingston

Além disso, cada momento também tem a sua verdade apropriada. Uma verdade que deixa de nos servir com o passar do tempo, não é necessariamente uma mentira. A mentira realmente pode ser algo perigoso, dependendo de como usada e com quem usada, mas acho que a verdade é muito mais poderosa, tanto para construir, quanto para destruir. E embora o próprio Matt assuma mentir de vez em quando, o trabalho dos negociadores é encontrar essa verdade tão poderosa que é capaz de derrubar seus oponentes das convicções deles. O problema é que, às vezes, algum seqüestrador consegue encontrar uma verdade do negociador que seja tão poderosa, que seja capaz de abalá-lo. Que bom que pelo menos a Em, que eu tanto adoro, tem a fofura que é o Matt e o romance adorável deles. Na vida real, é bom quando agente tem alguém com quem possamos dividir as verdades, mesmo quando elas são feias e devastadoras.

5 Respostas to "Standoff – O Poder da Verdade"

Nuunca assisti essa série; vontade não falta mais é mesmO por não ta com temPO!; [rsrs]

Mais gostei do seu textO;
Muito interessantE;

Séries é aqui;/

Como falei
vou baixar a série
e obrigado
por contribuir com a falta de vida social
rsrs
bjux!

otimo site…quer filiar-se???!!bjos

Tenho todos os episódios e estou traduzindo alguns pois não existe até o cap. 18 completo as legendas. Somente até o epsódio 11. Mas estou quase terminando…
Assim, se vc quiser, eu posso disponibilizar e mandar pra ti. Eu gostei mt da série tb e foi uma pena que não tenha dado certo, mas obviamente foi pelo mesmo raciocinio lógico que vc teve sobre alguns episódios não terem explorado mais os assuntos abordados que a série não vingou…

Enfim, ótimos atores, alguns assuntos interessantes mas talvez tivessem tido medo de explorar mais. Vc sabia que o episódio em que o controlador de vôo deixa acontecer um acidente na verdade é baseada no que aconteceu aqui no Brasil com o jato em que os ameriacanos desligaram o transponder? Pois é…. tanto que no final foi esse o verdadeiro motivo pelo acidente da TAM e não o controlador.

Obrigada, Monalisa, mas eu terminei de ver tudo em inglês hoje. Quanto a série, realmente poder ser esse o motivo dela não ter sido bem-sucedida.

Deixe um comentário

Categorias

Comentários

luiz augusto em The Day of the Triffids
karina em Much I Do About Nothing…
andreia em Eles estão voltando…

Blog Stats

  • 175,785 hits

Todas as atualizações do seu blog favorito

Me Adicione no Technorati

Add to Technorati Favorites
