Séries Addict

Capitu – 1×01 – A Vida é Uma Ópera

Posted on: dezembro 10, 2008

Luis Fernando Carvalho é o meu diretor brasileiro favorito. Diretor das mini-séries Os Maias (que meus pais não gostavam que eu visse, mas que eu assistia mesmo assim), Hoje é Dia de Maria, A Pedra do Reino e do filme Lavoura Arcaica (meu filme brasileiro favorito), estreou ontem na Globo seu mais novo trabalho, Capitu, inspirado no livro de Machado de Assis, Dom Casmurro. Machado, que tem sido celebrado esse ano mais que nunca, devido a seu centenário, e Casmurro, cujo livro eu fui ordenada a ler na escola, mas que nunca terminei, me pareceram uma escolha acertada para um diretor que tem um histórico em pegar obras literárias difíceis e adaptá-las com criatividade ímpar.
As escolhas narrativas diferenciadas, o lirismo e o apuro técnico e a ousadia estética que sempre apreciei em Carvalho estão presentes. O jeito é como a série se apresenta é bem teatral, principalmente em sua cenografia e na maneira como os atores representam.
Esse primeiro episódio nos apresenta a alguns dos personagens principais e trata da descoberta de Bentinho dos seus sentimentos por Capitu, depois de ouvir José Dias comentar sobre eles com sua mãe, ao mesmo tempo que a recorda de sua promessa de mandar Bentinho ao seminário para ser Padre.
Ver Capitu é quase como ver uma poesia. A estória não evolui tão rápido quanto o de uma série comum, e se é de propósito eu não sei, mas é extremamente pertinente. A série é sensorial, para ser experienciada, degustada. É bela, porém não possui aquela estética americana, mas um exótico elegante. O elenco, em especial, Eliani Giardini como Dona Glória, Cesar Cardadeiro como o jovem Bentinho e Letícia Persiles como a Capitu moça, está afiadíssimo. Mas acho que se tivesse que definir qual o meu elemento preferido nessa primeira parte da Micro-Séries, eu teria que dizer, sem hesitar, a trilha sonora. Adorei todas as músicas, do começo ao final, e achei que elas se encaixam muito bem com o tom lúdico que o diretor tenta criar.
Eu não tenho visto muitas coisas na televisão ultimamente. Principalmente na Rede Globo. Mas Capitu, a despeito do horário (que para quem não pode acordar tarde como eu, é um estorvo), Capitu é imperdível.

2 Respostas to "Capitu – 1×01 – A Vida é Uma Ópera"

Concordo Thais, acho que quando a tv brasileira produz algo com esse nível de qualidade, é quase uma obrigação pra nós, que dizemos que amamos tv, sentar no sofá e ver que a tv brasileira aindas não foi pro ralo completamente.

Só gostaria que iniciativas criativas como essa tivessem direito a mais do que 5 episódios minúsculos.

a leticia e otima uma grande atriz ela tem que vir fazer show em porto alegre.

Deixe uma resposta

Categorias

Comentários

luiz augusto em The Day of the Triffids
karina em Much I Do About Nothing…
andreia em Eles estão voltando…

Blog Stats

  • 169,073 hits

Todas as atualizações do seu blog favorito

Me Adicione no Technorati

Add to Technorati Favorites
