Séries Addict

Lost – 5×05 – This Place is Death

Posted on: fevereiro 13, 2009

This Place is Death Templo Temple Jin Danielle

This Place is Death foi um daqueles episódios nos quais tanta coisa acontece, que mal é possível respirar. E talvez nós não tenhamos tido grandes respostas, mas eu apreciei cada um dos pequenos detalhes que nos foram revelados, e especialmente, a maneira como foram revelados. O ritmo do episódio foi bem rápido e isso somado aos flashes em intervalos cada vez menores deu a estória um tom de urgência que funcionou comigo. Eu fiquei tensa o tempo todo, e pela primeira vez senti o desespero dos Losties.

Começamos exatamente de onde paramos semana passada e Jin se compromete a levar os franceses à torre de rádio. Só que, a minha memória não é tão boa quanto a da maioria dos fãs de Lost, mas eu acho que Jin nunca esteve na torre. E não entendo como ele poderia saber levar os franceses até lá de um ponto em que ele nunca esteve antes. Contudo ele acaba não precisando guiá-los até lá, já que no caminho o Smokey aparece, ataca a equipe de Rousseau e nós finalmente somos apresentados ao Templo. Infelizmente, além das inscrições que eu tenho certeza que algum fã vai tentar traduzir ou comparar com as da casa de Ben e das estações Dharma, não há muito que se possa tirar da breve aparição do local. Nós sabemos que o Monstro foi feito para protegê-lo e talvez por isso os Outros o considerem um local tão seguro a ponto de terem ido se refugiar lá. Mas quando ele foi construído, por quem e para quê é um mistério que perdura.

Depois disso, flash e vamos para algumas semanas no futuro. Muitas pessoas comentaram que a cena onde Rousseau mata seu marido foi desnecessária, porquê nós já sabíamos que isso aconteceu. Mas acho que há algo errado ali. Robert explica, como se isso fosse um conhecimento ordinário, que o Monstro é apenas um sistema de segurança para o Templo. Como ele descobriu isso? Existe a hipótese de que ele poderia estar trabalhando para os Outros, mas eu duvido, porquê Robert tenta atirar em Rousseau. Os Outros queriam Alex (alguém reparou na fumaça, avisando que eles estavam vindo?), então matar Danielle antes do parto não seria algo muito esperto. Também existe a possibilidade de que o Monstro tenha matado Robert, ou até mesmo todos os companheiros de Rousseau que entraram pela fenda, e o(s) tenha personificado.

Reunido com os demais Lost em uma cena particularmente tocante (o carinho entre Sawyer e Jin fica muito evidente na cena), o coreano recebe algumas explicações, nós temos um breve momento cômico e então voltamos ao drama. Como eu mencionei acima, com os flashes acontecendo tão rapidamente, eu senti o medo e o desespero dos sobreviventes. Miles e Juliet continuam a ter sintomas, Sawyer tem seu primeiro sangramento nasal e na frente deles Charlotte tem um colapso. Imagine ter uma doença que você não sabe como tratar e ver os efeitos devastadores dela bem na sua frente. Eu só conseguia pensar que Miles, Juliet e Sawyer devem ter ficado aterrorizados.

Charlotte não resiste e eu poderia dizer infelizmente, mas não me importo nenhum pouco com ela. Principalmente agora que as viagens no tempo nos permitem ver qualquer coisa que aconteceu no passado. E eu não acho que a revelação mais bombástica que ela fez foi que Daniel disse a ela para não voltar a Ilha ou ela morreria. Aliás, considerando que Daniel sabe que não se pode mudar o quê aconteceu, é algo bem estúpido para ele tentar fazer, mas que eu vou deixar passar, porquê afinal ele a amava.

Eu estou muito mais interessada no quê Charlotte disse sobre seus pais. Ela afirma que sua mãe saiu da Ilha e tentou convencê-la de que o lugar era parte de sua imaginação e que seu pai ficou. Por quê será que a mãe dela mentiu sobre a existência da Ilha? Será que o pai de Charlotte é alguém que conhecemos? Ela menciona a Dharma, então eu não acho que seja algum hostil. Pesquisando na Lostpedia, eu lembrei que sabemos que Horace Goodspeed (o quê leva Ben e seu pai à Ilha, e que aparece para Locke em Cabin Fever) morre na purgação, mas nós nunca soubemos se sua esposa Olivia (a professora de Ben e Annie) tem o mesmo destino. Mas a minha idéia inicial (a que eu fui pesquisar) seria que os pais de Charlotte poderiam ser o casal DeGroot, Karen e Gerald, fundadores da Dharma.

O quê acontece é que sejam eles quem forem, Ben tinha várias informações sobre Charlotte. Mas ele não pareceu saber sobre o passado dela com Ilha, o quê é ainda mais misterioso. Poderiam eles ter se conhecido na Ilha, mas por algum motivo ele não se recordar de Charlotte ou não reconhecê-la? É complicado imaginar que eles nunca tenham se cruzado, porquê Charlotte é obviamente mais jovem que Linus. E quanto a mãe de Charlotte, eu fico pensando não somente em porquê ela teria saído da Ilha, mas em como. Como eu disse na review de Jughead, a rota para fora da Ilha era uma informação secreta e para privilegiados. Os Outros sempre parecerem preferir matar alguém do quê simplesmente expulsá-lo da Ilha. Mas com Widmore já temos duas pessoas que foram embora misteriosamente, possivelmente três se Ellie for realmente Eloise Hawking. E se Miles realmente também é um nativo e pelo menos um de seus pais também saiu, então teríamos aí um bom grupo de exilados/fugitivos.

E voltando a Eloise Hawking, acho que podemos considerar nossas especulações de que ela é a mãe do Faraday confirmadas. Mas a última cena me deixou com a pulga atrás da orelha. Por algum motivo, Ben só estava tentando levar de volta dos Oceanic 6. Desmond e Lapidus não. E isso é estranho. Se eles tem que voltar, então tem todos que voltar, não? A Senhora Hawking pareceu inferir que Desmond também voltaria com Sun e Jack, mas acho que assim como o resto do grupo, ele não vai simplesmente partir deliberadamente. Não como Penny e Charlie esperando em algum lugar por seu retorno.

Mas pior ainda seria ele voltar para sua família e ser seguido por Ben. Eu acreditei em Linus quando ele diz a Jack e Sun que os tem protegido esse tempo todo, mas eu ainda não o quero ver perto de Penny Widmore de jeito nenhum. E em relação a coreana, eu sei que ela ama muito Jin e até eu ficaria tentada em correr de volta para Ilha, mas será que ela esqueceu da filha de três anos de idade a esperando em casa? Ji Yeon é alguém que ela precisa considerar antes de pular na máquina de teletransporte (ou seja lá o quê for) de Eloise para uma visita provavelmente sem volta na Craphole Island.

E para encerrar a review, não posso deixar de mencionar John e seu novo encontro com Christian Shepard. Foi a cena mais emocionante da temporada ver Locke recebendo as instruções de Christian e aceitando completamente o sacrifício que terá que fazer para salvar a Ilha. Terry O’Quinn esteve soberbo. E foi interessante ver os saltos no tempo tinham a ver com a velocidade o fato da roda estar solta. O quê será que vai acontecer com a Ilha agora que John virou a roda, como deveria ter feito do começo? E será que Jack e Sun voltarão para a Ilha imediatamente. De os cliffhangers de todos os episódios dessa temporada, esse foi sem dúvida o melhor.

7 Respostas to "Lost – 5×05 – This Place is Death"

Essa cena entre Locke e Christin já figura na Top 10 das cenas para entender e admirar Lost.

Gostei muito do episódio mas não digo que ele é perfeito porque me frustei muito em relação a Rousseau e amigos. Assim como Jin, nós expectadores, mais vimos que nos envolvemos naquelas situações. O Jin porque caiu de para-quedas e nós porque já sabíamos de muita coisa.

Também não engoli aquela dedução que era um sistema de segurança. Tudo bem que ali foi em outro momento, dias depois. Ainda bem que a Alex não nasceu e então ainda há chance de alguma explicação maior.

Já sinto falta da Charlotte. Gostava da personagem. Mas não me emocionei com a morte dela, talvez por estar anunciada desde a primeira vez que o nariz sangrou.

Também acho que foi o melhor final, apesar de preferir os episódios anteriores. Estou muito curioso agora para saber o que acontecerá com o John, até mesmo em relação àqueles que estão fora da ilha.

Thais, adoro as suas análises de Lost. Você parece realmente gostar da série. Também adorei o episódio. Estava muito ansiosa esperando pela história da Rousseau e curti cada detalhe.

Também adoro que vc goste demais da conta da Juliet. Ela não fez muita coisa nesse episódio, mas vc sempre lembra dela em todas as suas análises. Especialmente por isso adoro ler as coisas que tu escreve.

Achei lindo ela genuinamente agradecendo ao Locke, mesmo não sabendo o que ele iria exatamente fazer. Isso mostra a graciosidade da Juju. Ela é demais. Não é sempre que as pessoas agradecem ao Locke por algo. Sempre acham ele louco.

Abraços.

Depois dessa cena do John e do Christina, só conseguia pensar em uma coisa: Emmy pro O’Quinn! E, se possível, um de convidado pro John Terry!

Mas, o que mais me deixou intrigado foi o fato de o Daniel ter suas pesquisas patrocinadas pelo inimigo da mamãe!

Thais, eu juntei meu blog de cinema e o de séries. Troca aí no seu blogroll, please! http://www.indubtavelmente.wordpress.com

Abraços!

Primoroza resenha do episódio! Parabéns!
Talvez seja parte da visão feminina, mas notei muitas nuanes na sua análise que compartilho, principalmente no aspecto psicológico dos personagens, algo que gosto muito em Lost.
Também fiquei totalmente envolvida pelo clima tenso criado com uma narrativa ágil e os repetitidos flases. Foi agonizante…
Só discordo sobre a reação de Ben. Como já cansei de ser enganada por ele anteriormente, agora eu desconfio de todas suas atitudes- apesar de gostar muito do personagem e da atuação de Michael Emerson. Acho que ele fingiu, em mais um de seus jogos mentais. E se ele quer unir todos para o retorno à Ilha é porque tem algo que o beneficiará…
Abs

”Também existe a possibilidade de que o Monstro tenha matado Robert, ou até mesmo todos os companheiros de Rousseau que entraram pela fenda, e o(s) tenha personificado.”

Tbm pensei nisso + se fosse iss ele nn teria morrrido na hora q a rosseau atirou nele…. mas fiquei supe curiosa pra saber oq houve pra ele querer matar a rosseau, logo apos entrar no buraco do lostizila.
adorei a historia da equipe da rosseau… apesar de nnn ter mostado muito! Eu nn mi lembrava dela dizer q havia outra mulher na expediçao dela e axei estnho o fato dela nn ter lembrado do jim (ela viu ele na ilha quando o aviao caiu n viu?)

Ahh eu fiquei muuuuuuuito triste com a morte da charlotte… apesar de ter noçao q ela poderia morrer (i q provavemente ia) quando um novo clarao chegasse! Fiquei triste especialmente peelo daniel… ele deve ficar super sem rumo agora sem ela 😦

Fiquei super nervosa pela pior nos efeitos colaterais e na maior fquencia das viagens no tempo… axo q agora elas vaum parar ja q o lock pos a roda no lugar

E por falar em lock, q cena a dela como crhistian sheppard… axo super engaçado iss, o cristian shepard ta morto desdo do inicio da serie e é um dos personagens + curiosos da serie ( o mess acontece com pierre chang. horace goodh*nun sei o resto rsrs*)! Esse final foi super… teve tudo par noss deixar super ansiosos pra saber oq vai acontecer depois! Axo q agora so veremos lock no episodio 5×07 quando descobriremos onde ele foi para depois q girrou a roda… i quando tbm!

Pra min esse foi tbm (depois de because you left q foi sem comparaçoes) o melhor da temporada ate agora… e essa temporada esta sendo tbm a melhor com + informaçoes, movimento, misterios resolvidos, misterios criados… enfim the best so far!!!

Agora e esperar o proximo episodio… ai q ansiedade

Bjuss a todos… parabens pelo trabalho Thais esta otimo

Namaste

[…] publicado originalmente no weblog Séries Addict. […]

Deixe um comentário

Categorias

Comentários

luiz augusto em The Day of the Triffids
karina em Much I Do About Nothing…
andreia em Eles estão voltando…

Blog Stats

  • 172,286 hits

Todas as atualizações do seu blog favorito

Me Adicione no Technorati

Add to Technorati Favorites
