Séries Addict

Lost – 5×08 – LaFleur

Posted on: março 5, 2009

LaFleur foi o último dos episódios destinados a preencher lacunas (eu acho), uma trilogia muito proveitosa começada com 316. Apesar de seus dois antecessores trazerem informações e cenas muito mais relevantes para o panorama geral da série, é desse oitavo episódio que eu mais gostei. E embora ambas as jornadas de Jack e Locke tenham me emocionado, foi a vida de Juliet e Sawyer nos anos 70 que mais profundamente me tocou.
Talvez eu sempre tenha gostado de James Ford, mas não foi até o começo da terceira temporada que minha admiração pelo sulista e seu intérprete Josh Holloway se pronunciou. O bad boy com o passado trágico sempre foi uma figura atraente, e um dos poucos protagonistas originais que evoluiu com o tempo. Enquanto John vivia um relacionamento conturbado e milagroso com a Ilha, Sawyer experimentou uma experiência similar com as pessoas ao seu redor.
Solitário, desconfiado e cínico, James teve que tentar muito para criar laços com as pessoas. Aproximar-se às vezes parecia excruciante, e infelizmente, muitas vezes sua falta de fé na natureza humana provava-se sábia. Porém à medida que suas dificuldades em deixar as pessoas entrarem no seu coração gradualmente diminuíam, sua sensibilidade em perceber quando as pessoas estavam emocionalmente envolvidas com ele tornou-se mais aparente. E provavelmente por sua própria história, sua relutância em magoa-los também.
Em Left Behind (3×15), Hurley diz a Sawyer que na ausência de Jack, Kate e Sayid, ele é a coisa mais próxima que os Losties possuíam de um líder. Bom, eu acho que essa máxima é apenas parcialmente verdadeira agora. Depois de lutar para proteger o grupo quê ficou com ele, de escanear com ajuda de Jin cada centímetro da Ilha á procura de John e dos demais amigos desaparecidos por três anos e de agir em prol da paz e segurança da vila dos Outros, ganhando assim a confiança dos trabalhadores da Dharma, eu considero que mesmo com a presença do trio citado acima, mais Locke e Ben (mesmo que em um tempo diferente) na Ilha, James Ford, agora conhecido com Jim LaFleur, é o melhor líder que os Losties poderiam desejar. Ele é forte e determinado, esperto, altruísta e transpira humanidade por cada poro. Se relembrarmos a primeira temporada isso deve parecer tão irônico, mas ele provou ser a pessoa com quem os demais sobreviventes podem sempre contar. E é por isso que ele é o meu personagem favorito (e porquê eu reclamo tanto por aqui quando ele é subaproveitado).
Foi impossível eu não me emocionar com Josh nesse episódio. Sua habilidade para atuar se tornou impressionante. E sua atenção aos detalhes e sutilezas de seu personagem me faz colocá-lo no rol dos grandes atores de Lost. É só observar o breve e discreto sorriso que ele dá quando Goodspeed lhe diz que seu grupo mandou ele dirigir suas perguntas à Sawyer, porquê ele era o capitão do navio (uma excelente metáfora, vale apontar), exatamente como ele tinha orientado. Ou como seu rosto se ilumina ao saber que o bebê de Amy sobreviveu, ou como sua expressão se enche de tristeza ao saber que Paul era na verdade seu marido.

Mas a cena que realmente rendeu lágrimas de felicidade da minha parte (literalmente, eu tive que ir no banheiro lavar o rosto) foi a seqüência em que Sawyer pede a Juliet que fique na Ilha por ele, seguida pela cena em que eles trocam juras de amor (será que os vizinhos ouviram meus gritos de excitação?).
Eu fui Sawyer/Kate durante os primeiros anos, torcia muito por eles. Assim como torci por Jack e Juliet. Mas os produtores decidiram colocar Jack e Kate juntos fora da Ilha, e eu acabei aceitando eles como casal. E comecei a torcer por Sawyer e Juliet, e o motivo não foi apenas a química visível entre os atores. Como eu escrevi em uma das minhas reviews, todas as pessoas em quem James e Juliet confiaram no passado os traíram de alguma maneira. Ambos foram reféns de circunstâncias alheias a suas vontades, jogados em um mundo assustador e sombrio (Sawyer muito antes de sequer pisar na Ilha) e tiveram que endurecer para sobreviver. Ambos fizeram coisas duvidáveis e acabaram se tornando assassinos, matando em dois atos de desespero separados e distintos, mas que ecoam tão pungentemente entre si. Unidos por um passado feio, feridas profundas e o sentimento de abandono, eles encontraram conforto e segurança um no outro. Então foi com deleite que eu testemunhei eles se tornaram amigos, confidentes e agora amantes.
Por isso, o fim desse episódio me deixa temerosa. Eu sabia que iria acontecer há dois episódios atrás, mas depois dos quarenta primeiros minutos de LaFleur, não teve como não ficar com o estômago embrulhado. Parece-me que Kate e possivelmente Jack também chegam para balançar o estilo de vida Peace, Love and Understanding em que Sawyer e Juliet conseguiram finalmente se assentar depois de anos de horror. Eu até entendo que Sawyer fique balançado por Kate, seria estranho se ele não ficasse, mesmo depois de ele afirmar que já a esqueceu. Mas a idéia do retorno do quadrado amoroso realmente não me apetece.
Eu sempre torço tanto pelos casais, que pode não parecer, mas eu concordo com quem diga que Lost não é romance. Ou quê pelo menos o romance não é o centro da trama. É bom que exista, porquê na vida real as pessoas se apaixonam. Especialmente quando as situações são extremas. Aí mesmo que existe uma certa tendência a laços fortes serem formados. Pessoas são assim, precisam de outras pessoas. Amor é uma parte inerente e complexa das nossas naturezas, e muitas das grandes estórias e histórias são sobre amor. Eu acho uma coisa ótima a série tratar de amor, apesar de ser um drama sci-fi. Mas podem por favor não transformar Lost em uma novela mexicana?
Eu sei que estou reclamando sem ao menos saber o quê vai acontecer a partir de agora, mas é que depois de cinco anos eu queria que Kate se decidisse entre Jack e Sawyer e mantivesse essa decisão. Sawyer me parece feliz, Juliet me parece feliz e eles são as duas pessoas de Lost que mais merecem um pouco de felicidade. Então, por favor, perdão se eu estou soando um pouco precipitada, mas a idéia de que essa felicidade possa estar ameaçada faz com que eu me sinta uma leoa protetora. Por mais ridículo que isso possa soar, já que estamos falando de um show de ficção.

Apesar do quão entretida eu estava por Sawyer e Juliet, e pelas sensacionais performances de Josh e Elizabeth Mitchell (especialmente quando ela finalmente consegue fazer um parto na Ilha onde ambos criança e mãe sobrevivem!), LaFleur teve outros pontos igualmente fascinantes. Eu estou tentando não quebrar minha cabeça com a inserção dos Losties nos anos 70 e na Iniciativa Dharma, mas será que é por isso que Kate, Jack e Hurley necessitavam voltar? Porquê na verdade eles estiveram lá nos anos 70 e sua presença é parte da história daquele lugar, e da estrutura dos acontecimentos daí em diante? Eu não ficaria chocada em descobrir que a presença de Christian e sua relação com a Ilha são conseqüências da presença de Jack e não o contrário como nós sempre pensamos. Ou em ver que a misteriosa voz narrando os números malditos e transmitida através dos rádio é a do próprio Hurley. Ou se de fato Adão e Eva se provarem um casal que nós já conhecemos.
Eu sempre fui fascinada pelos Outros e talvez seja esse o motivo de eu gostado tanto da terceira temporada. A idéia por trás da Dharma, dos hostis e da Guerra entre eles sempre foi fascinante, e apesar de não ser muito revelador em relação ao quê aconteceu, cada segundo de anos 70 de LaFleur valeu a pena. Ver Charlotte correndo pela vila ainda criança, descobrir que Horace Goodspeed era o líder da expedição, conhecer novos membros da Dharma… Será que Benjamin também está correndo por aí? Desde o começo dessa temporada eu estava martelando a possibilidade de a mulher do passado de Ben que supostamente Juliet lembra (algo que Harper menciona em The Other Woman) seja a própria Juliet, e isso está parecendo mais provável que nunca, não? E o quê aconteceu com Olivia, a professora da escola da vila com quem Horace estava quando conhece Ben e seu pai? Eu sempre pensei que ela fosse a Senhora Goodspeed, mas agora sabemos que essa era Amy.
E para finalizar essa review, tem a aparição breve e de costas da estátua de quatro dedos. Há muita especulação se a estátua não seria de Anúbis. Considerando os hieróglifos espalhados por toda a Ilha, eu acho que é uma teoria válida. Não seria incrível se descobríssemos que a Ilha foi primariamente habitada por um Faraó (eu comecei a ler A Tempestade esses dias)? A descendência Egípcia explicaria bastante sobre os Outros, até mesmo a maquiagem de Richard Alpert ou porquê eles falam Latim (a minha melhor referência em história romana é, bom, a série Roma, mas o Império Romano dominou o Egito por um tempo, certo?).
Infelizmente, semana que vem Lost fará uma pausa e nós só teremos episódio inédito no dia 18 de Março. É certo que eu me corroerei de ansiedade até lá, e vocês?

Anúncios

13 Respostas to "Lost – 5×08 – LaFleur"

Excelente comentário, também adorei Sawyer e Juliet! O episódio foi sensacional. Só descordo de você em uma coisa, não tem ninguém na ilha que mereça ser feliz mais que o Locke, o cara já sofreu demais coitado! Mas uma coisa é certa, todo mundo vai se corroer de ansiedade até dia 18!

O que eu acho de valioso nesse episódio é Sawyer voltar a ser útil na trama. E agora como um líder.

Por que nesses primeiros sete episódios a participação dele foi quase de figuração de luxo. Desde que ele resolveu a questão do verdadeiro Sawyer ele perdeu a força, ficando praticamente como um dos pés de um triângulo amoroso.

Outro valor é trazer a certeza que eles, ali na década de 70, contribuirão para eventos conhecidos e afetarão a eles mesmos a partir do acidente com o 815.

A Iniciativa Dharma foi uma grande surpresa na segunda temporada. Depois ela foi esquecida e até ficou com cara de elemento que dá força a trama mas não era essencial. Agora com os Losties sendo autênticos (ou quase) Dharmas isso muda muito de figura.

Neste episódio Sawyer e Juliet acabaram de formar um dos casais mais adoráveis do mundo das séries. E, maldita Kate que teve que aparecer!

Finalmente vi a Elizabeth ter uma boa atuação, como ela não tinha a tempos (culpa do roteiro!).

Ah! Thais, juro que não havia lido seu review antes, mas comentei também o mesmo fato de LOST ter virado uma novela no meu review. Só que eu gostei xD

Comentário idiota, mas…prefiro o Sawyer de cabelo desgrenhado e barba do que ele de cabelo lisinho e cara barbeada xD

Adorei o episódio e mais uma vez vc disse tudo ^_^.

thata,

excelente texto
sério, assisti o episodio e so pensava em vc, imaginava o qnto vc devia está dando pulos de felicidade. aquela cena que Sawyer pede para Juliet ficar foi sensacional, a atuação dos dois, e Sawyer descrevendo cada um do grupo “o Jim é um cara muito legal, mas ele não é do tipo tagarela” eu ri muito, e não vou mentir, quanto mais eu ia assistindo o episódio mais ficava com o coração doendo, isso pq o imbecil aqui resolveu assistir a promo deste ep(ta vendo pq n gosto de assistir promo?) e sabia daquela cena final

e tenho q dar palmas para os roteiristas, meu, antes eles mudavam a forma narrativa durante a passagem de temporada, agora nao, eles mudam por episodio, e principalmente, n nos achamos perdidos, com o perdão do trocadilho, claro que nao sabemos o que patavinas está acontecendo, mas acreditamos na historia contada e isso que importa. e thata, novamente, temos q dar palmas para os roteiristas, lembro na terceira temporada a gente de madrugada falando sobre os casais kate e sawyer, jack e juliet, nós gostavamos deles, nos importavamos com ele. Kate e jack por algum motivo se tornaram egoistas, e nao acredito q seja má atuação dos atores, e sim o roteiro q os tornou assim, e ainda entenderemos o porque, mas eis que nós agora somos pegos torcendo por Sawyer e Juliet, sensacional, e a quimica entre os dois, quando Sawyer diz q acredita nela, e sem pressiona-la ao mesmo tempo, sensacional.

e sobre a atuação de holloway, concordo com vc, agora sem qrer partir seu coração, mas partindo, quando sawyer conta pra horace q esqueceu kate, a atuação dele entrega q ele ta contando uma mentira. coisa q ele deixa claro q sabe fazer bem no inicio do episodio. entao ele nunca esqueceu, tanto q quando Jim questiona sobre a busca, ele continua acreditando que o povo deles vão voltar.

so acho que seria injusto com Juliet se Sawyer preferir kate do que ela, ate pq sawyer n sabe do desdem que kate teve por ele desde q saiu da ilha, claro que ele teve descobrir, mas sinceramente, se ele for pra ficar com juliet, q seja pq ele preferiu e nao pq ele soube q kate n teve nem ai por ela.

ai vamos a teoria, estou pensando aqui q o casal adão e eva pode ser charlote e faraday, pq com certeza ele irá tentar salva-la novamente,

e sobre a estatua, será q n é Milles? pq veja bem, se for esse farao que vc falou, a descrição dele me parece mto com o dom que Milles tem, e claro, se n for Milles, ele pode ser filho (ou descendente) desse farao.

agora, sacanagem n ter na proxima semana, serio.
episodio mto mais mto bom mesmo
e seus textos cada vez melhores
so estou imaginando vc assistindo esse ep
rsrsrs
excelente review

Tudo já foi dito aqui e eu concordo. Só ressalto o belo desempenho de Holloway, que a horas tá merecendo um espaço maior na trama.

Adorei tudo em Sawyer – mostrou-se um verdadeiro embaixador acertando a trégua entre os Dharma e os Outros. Mostrou seu lado carente, convencendo Juliet a ficar (devem ter sido 2 semanas óóóóótimas prá ela), brincando de casinha, o que ele sempre quis.
Continuou seus eternos apelidos que sempre dão leveza prá série (morri de rir dele dizer que Alpert usa lápis de olho). Foi sincero com Horace ao dizer que já não lembrava de Kate (não acho que ele mentiu, acho que ele já tava vivendo outra coisa com a Juliet – no final é que se dá conta do quanto Kate ainda mexe com ele). Por 3 anos seguiu procurando Locke e o resto da trupe. Alguém se lembra do canastrão que ele foi??

Espero que ele siga ganhando importância na série e é claro que teremos sua segurança abalada. Se isso se acontecer, a volta da Kate irá confirmar o que eu sempre achei dela – uma bitch!

Por fim, a cena que me emocionou foi Farady chorando ao ver Charlotte. Esse cara também é ótimo ator. Só não entendi a história envolvendo a Amy – o marido morto, o colar do cara, o parto que deu certo, e quem será o menino que nasceu. Mais uma leva de informações que só serão explicadas mais tarde.,

Mica, o Sawyer mulambento, escabelado e barbudo é um verdadeiro caveman – e que desperta em mim os meus instintos mais básicos. Aff!
Mas brincar de casinha com ele, tipo comercial de margarina, não seria nada mal também. Hehehe.

Fiaes, discordo de você e concordo com a Silvia. Não acho que Sawyer tenha mentido sobre ter seguido em frente. Apesar de ele continuar insistindo, acho que áquela altura, depois de três anos, ele já tinha meio que perdido as esperanças. E três anos é tempo o suficiente para se esquecer do rosto de uma pessoa. Mas, vocês também tem razão quando dizem que ele ficou abalado ao rever a bitch; fazer o quê? Por um lado pode ser ótimo, porquê realmente não é melhor que ele fique com Juliet porquê a ama mais do quê qualquer outra mulher do mundo, porquê a considera a mulher certa pra ele, e não porquê Kate simplesmente estava indisponível? Acho que certos fantasmas, cedo ou tarde atrapalham uma relação. Se ele voltar para Kate, paciência (fica óbvio que eu já iniciei meu processo de resignação, né?). Assim como aconteceu com Kate e Jack, eventualmente eu vou me acostumar com idéia, novamente. Mas que será triste, será. Eu passei três temporadas e meia torcendo para Sawyer e Kate ficarem juntos, e ela virou as costas para ele e o deixou. Mais de uma vez. Talvez eles estejam destinados a ficar juntos, mas eu não acho que ela o merece. Assim como eu não acho que Jack mereça Juliet. Prefiro que ela fique sozinha, a que ela volte com o médico.

Eu fiquei super feliz com a reação quase unânime de todo mundo. Quase todos os comentários que li são a favor de Juliet e Sawyer. Eles realmente são um dos casais mais adoráveis das séries, Maurício! E na hora que eles estavam se beijando, eu pensei que eles podiam estar casados, mas, nada de aliança. Só que estava revendo hoje de manhã, e reparei que Horace e Amy também não usam alianças. Mas eles são casados, certos? Seria maravilhoso descobrir que Juliet é a Senhora LaFleur. Enfim, minha imaginação está a mil.

Paulo, também adorei as descrições do Sawyer. “Você vai me deixar aqui com o cientista maluco e o Sr. Eu Falo com Gente Morta?”. Com exceção de Dan, que ainda deve estar perturbado, eles se sairam muito bem, não? Agente viu bem pouco de Miles e Jin, mas apesar de tudo eles não parecem nem de longe tão infelizes quanto os Oceanic 5.

Mica, eu novamente concordo com a Silvia. Apesar do visual rústico ser o melhor, eu acho o Josh gato de qualquer jeito. É só ele sorrir e mostrar as covinhas, que eu fico babando.

Concordo absolutamente com tudo!
Eu também fiquei vibrei muito nos momentos James/Juliet e fiquei apreensiva com o encontro final. Queria que Kate nunca tivesse voltado. Primeiro pela chateação que ele causará na vida de Juliet e James. Segundo porque detesto a personagem mesmo…detesto seus joguinhos, seu charme dissimulado pra conquistas baratas que sempre tem como objetivo segundas intenções.
Na verdade, o final do episódio foi um banho de água fria. Senti vontade até de que os Six nunca tivessem voltado. Afinal, do grupo ali, só o Hurley rende interesse. Jack e Kate: booring!!!
Mas sei que dificilmente a situação romântica terá definição breve. Acho que haverá muitas idas e vindas. Minha única esperança é terem criado uma gravidez para a Kate…

Ah – Josh é inquestionavelmente lindo, charmoso, atraente e másculo em qualquer situação. O homem perfeito!

Que o quarteto romântico vai se quebrar é óbvio. Mas eu acho que muito mais por influência da “ilha” do que qualquer coisa.

Todos os episódios de Lost que me fizeram estremecer nas bases foram aqueles em que o “destino”, se é que existe algum, tomou as rédeas dos acontecimentos e jogou seus personagens em caminhos que não esperavam percorrer.

Tenho a impressão que esta temporada, com esses loops no tempo, é basicamente isso: mesmo que se tenha uma segunda chance nunca será igual àquela primeira, que já foi perdida.

Essa sou eu MODO filósofa ON. Melhor voltar prá terra e rever as covinhas do Sayer + uma vez, enquanto dia 18 não vem.

Ka, posso assinar em baixo? Falou pouco, mas falou tudo.

Putz, melhor review que eu leio em algum tempo!

Eu meio que não ligo pros casais, contanto que no final faça sentido com a estória geral. Mas – não espalha – tô torcendo pra Sawyer e Kate!

Eu quero só ver onde é que os losties estavam – se é que estavam – na hora da purgação. Eu imagino que eles já deviam estar de volta ao presente nos anos 80, mas pode ser que algum deles fique pra morrer (Jack e Kate ou Adam e Eve).

Não sei se aguento até dia 18!

Sem dúvida um dos melhores episódios de Lost! Perfeito do início ao fim! Fiquei grudada na cadeira ao longo dos 42 minutos sem piscar qse! Josh mais uma vez evoluindo e seu personagem tornou-se o mais humanos dos Losties talvez. Sempre preferi o Jack, a Kate… Mas por esse episódio sem dúvida minha torcida é por Sawyer e Juliet, juntos após tanto sofrimento… foi lindo de acompanhar! Espero q os roteiristas não estraguem o belíssimo episódio e coloquem td a perder.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Comentários

luiz augusto em The Day of the Triffids
karina em Much I Do About Nothing…
andreia em Eles estão voltando…

Blog Stats

  • 174,290 hits

Todas as atualizações do seu blog favorito

Me Adicione no Technorati

Add to Technorati Favorites
%d blogueiros gostam disto: