Séries Addict

Desperate Housewives – 5×19 – Look Into Their Eyes and You See What They Know

Posted on: abril 21, 2009

Esse episódio foi uma homenagem a Edie Britt. E que homenagem! Foi impossível não me sentir tocada por aquelas que possivelmente serão as últimas estórias que verei dessa que foi uma das melhores housewives, e a quem não se fez justiça em muitas ocasiões, já que a personagem fora tratada muitas vezes como uma coadjuvante, e não como a protagonista que deveria ser. E foi impossível não sentir ao seu final que apesar desse ter sido o melhor episódio da temporada e um dos melhores da série, ele me deu mais uma razão para não retornar a série na próxima temporada. Não apenas eu sentirei falta demais de Nicolette Sheridan, mas a desculpa do corte de gastos que Marc Cherry deu não me desceu. Afinal, estamos falando de Edie Britt! Eu gosto muito de Orson, da Katherine (um caso totalmente a parte, mas outro dia eu falo sobre isso) e dos gays, mas se Cherry precisava tanto enxugar o elenco, eles eram opções um pouco mais viáveis, até porquê Cherry não parece saber o quê fazer com os gays (eles nunca tiveram trama) e Orson se tornou um verdadeiro chato.
Voltando a Edie, Look Into Their Eyes… é um episódio que pega a fórmula do décimo terceiro episódio dessa temporada e a explora a perfeição. É um espécie de coletânea de momentos não vistos, mas que definem de maneira fantástica o quê Edie Britt foi. Sincera e sem medo da verdade, Edie era a moradora de Wisteria Lane que menos se iludia sobre a própria vida. Enquanto todas as outras tentavam forçar suas vidas a um molde de perfeição que cada uma tinha em sua cabeça, Edie simplesmente encarava a realidade e tirava a sua perfeição dela. Talvez ela não tenha sido sempre feliz, e seu último dia de vida certamente não foi dos melhores, com a descoberta de que seu marido era um homem perigoso que planejava o assassinato de um de seus vizinhos (acho que nunca ficou realmente claro para ela que David queria Katherine morta, e não Mike) e que por pouco não a estrangula. Contudo, sua atitude era sempre positiva e sua força ultrapassava a tela, emanando de uma maneira que tornava ambas a personagem e a atriz Nicollette Sheridan uma presença única.
Foi maravilhoso descobrir que Edie visitava Orson na prisão quando Bree se recusava a faze-lo, mesmo seu envolvimento com ele tendo causado seu banimento de Wisteria Lane. E ver Susan e Edie enquanto ainda eram melhores amigas foi recompensador para mim, que sempre defendi que a melhor pessoa para contracenar com Teri Hatcher nessa série era Sheridan. O roteirista do episódio Matt Berry (Smiles of a Summer Night, The Gun Song) foi muito sensível estabelecendo que Edie, apesar da fama que tinha, não era uma mulher que tinha a ambição de destruir o casamento de ninguém. Uma das coisas que eu mais gostava na Edie era exatamente seu senso de moral. Podia não coincidir com os das demais housewives e o de muita gente, mas ela o tinha e definitivamente não era sua intenção deliberada magoar suas amigas. E tem é claro a maneira emocionante como ela ajuda Lynette a lidar melhor com a questão de seu câncer e sua confissão doída sobre Travers. Com tudo isso, acho que o flashback de Gaby foi o mais fraco, porém não descartável. Além da diversão proporcionada, a conversa final da duas chegou a me dar um pequeno calafrio pela forma como Edie afirma que morreria jovem.
Por fim, temos a narração irreverente de Sheridan, que não apenas substituiu Brenda Strong muito bem, mas deu um sofro de ar fresco a coisa toda. Eu amo a Strong, mas acho que seria tão bom se Sheridan alternasse de vez em quando com ela o papel de contadora da estória. Talvez eu só esteja sendo melancólica, porquê como já disse, sentirei muita falta da loura. Como Susan diz no final, Edie e Sheridan eram “one of a kind” e sua ausência deixa desde já um vazio que não passará.

6 Respostas to "Desperate Housewives – 5×19 – Look Into Their Eyes and You See What They Know"

Essa ideia de dividir as narrações é ótima. xD

Amei o episódio. Foi todo emoções. Nicollette Sheridan estava ótima e fez o seu melhor, querendo mostrar o que o estúpido Marc Cherry estaba fazendo, um grande erro, não consigo descrever o que eu sinto, mas Marc Cherry foi estúpido demais. Como você disse, havia outras maneira de cortar custos. Todos os maridos são cortáveis, Katherine, os filhos, até o próprio Marc Cherry, tudo poderia sair da série menos a Edie.

Me parareceu que o Marc foi um ingrato, já que foi a Nicollette que o saltou na 3ª temporada, quando a Marcia ficou grávida e ocupou o espaço da ruiva. Burro demais! Vou me conter…

Eu estou bem desenganado com esta temporada e está me parecendo que eles estão tendo que matar um personagem toda vez que querer fazer um bom episódio. Deste jeito é bom eles abrirem um funerária, até porque a Frances Conroy já passou por lá essa temporada, revivam a personagem!

“Edie e Sheridan eram “one of a kind” e sua ausência deixa desde já um vazio que não passará.”
Tem como dizer mais que isso? Me emocionei com aquele discursso final dela de como Edie viveu intensamente. Se tivessem mostrado isso de uma outra forma, por exemplo, se ela tivesse entrado em um simples cancer e as outras housewives começassem a repensar nesse momentos, tenho ceteza de que depois da saída d suposto coma, Edie ia ter muito mais respeito sobre as outras e talvez ganhasse relevãncia dali para frente. Mas deica isso para outra vida…. Foi uma pena, pois Edie sempre tinha sido minha housewives preferida, aquela de tão bitch, eu amava. Também seria muito bom alternar as vezes essa narrativa, de Mary Alice para Edie!
Ah, por fim, o melhor da temporada, e depois de “Bang!” ( o histórico, melhor da série toda ), meu apisodio mais pefeito e preferido!

Farewell, Edie “Bitch” Britt!

We’ll Miss You….

A LOT…..

*Correção!!!!

É COMA e não CANCER!!!!

Exatamente! Acho que o episódio acertou em cheio por seguir a linha do 5×13 e não à toa são os dois melhores da temporada – aqueles que me emocionaram verdadeiramente e me fizeram lembrar de como “Desperate Housewives” é uma excelente série quando quer.

Concordo que tanto esse episódio quanto o 13º seriam os melhores. O problema é que eles me fazem lembrar do quando a série se perdeu, já que eles ignoram completamente o mistério da temporada e leva para o lado emocional, especialmente daqueles que acompanham DH desde o início.

Edie Britt era minha housewive preferida. Junto com Lynette e Gaby me fizeram continuar a assistir à série em seu momento mais fraco, a terceira temporada. E com tantas personagens “fazendo peso”, matar Edie parece, no mínimo, irresponsável.

Só discordo de quando você fala da atuação da Sheridan. Nunca achei ela grande coisa e ela sempre deixou a desejar. (Porém, acho que isso dava mais graça à personagem).

Por que não matar Susan, Bree, Orson, MIKE, os gays, Katheryne ou os gêmeos filhos da Lynette?

Fiquei chocado com a morte de Eddie, eu nem imaginava que ela morreria, pois nãoi tenho acompanhado notícias de seriados. Foi um erro enorme. A próxima temporada não terá graça. Ela era excelente, e não deveria ser tratada como coadjuvante. Fiquei frustrado.

Deixe um comentário

Categorias

Comentários

luiz augusto em The Day of the Triffids
karina em Much I Do About Nothing…
andreia em Eles estão voltando…

Blog Stats

  • 174,825 hits

Todas as atualizações do seu blog favorito

Me Adicione no Technorati

Add to Technorati Favorites
