Séries Addict

Gossip Girl – 2×21 – Seder Anything

Posted on: abril 22, 2009

Um dos elementos que mais tem me agradado nessa segunda temporada de Gossip Girl é a integração das famílias Van der Bass e Humphrey. Ou talvez eu já deva começar a chamá-los de Van der Humphrey agora que Chuck é o único Bass que restou. Eu gostei muito da trama da festa no episódio passado (que eu não consegui comentar, mil desculpas) porquê deu exatamente essa dimensão de família disfuncional e ainda não totalmente unida, mas ainda assim, família. Lily e Rufus podem ter decidido não se unir debaixo do teto milionário da cobertura do Palace, mas a solidez do casal inevitavelmente aproxima suas proles cada vez mais. A única coisa que estava faltando era Chuck.
Desde que foi adotado por Lily em You’ve Got Yale, o fato parece ter sido completamente esquecido. Chuck de fato voltou para o loft dos Van der Bass, mas em meio a péssima trama com a Sociedade Secreta e seus problemas amorosos com Blair, nós nunca o vimos se reintegrar a família. Nós sabemos como o relacionamento dele com Serena e Eric é (apesar de que nós nunca mais vimos os dois fazendo coisas de irmãos também, e eu sinto falta disso), mas Chuck ganhou uma nova mãe e um quase padrasto que ele odeia, além dos novos “meio-irmãos” e nós não vimos os conflitos, as sessões de entrosamento, os momentos estranhos e desconfortáveis, nada. Então é claro que foi da storyline de Jenny e Chuck que eu mais gostei.
Foram momentos bem breves, uma trama bem pequenininha e quase insignificante no meio de todas as outras coisas acontecendo, mas foi algo que realmente me tocou. Chuck mudou muito. Apesar de ele ainda ser meio canalha (um traço de sua personalidade que eu espero que não desapareça totalmente), ele percorreu um longo caminho do cara que tentou estuprar Jenny no primeiro episódio da série e que abandonou Blair no heliporto para transar com Amelia, para o cara que salva Lily da mesma exata situação em que ele tenta agredir sexualmente Jenny, que aconselha Nate a dar uma segunda chance a Blair para que seu melhor amigo e a menina que ama possam ser felizes juntos e que reconhece seu erro e pede desculpas a Jenny pelo que fez.
Então, ele pode ser um elemento não tão desejável naquele lar que está sendo construído, mas eu realmente acho que ele merece a chance de ser parte dos Van der Humphreys, e de ser amado e querido ali como qualquer um do quarteto. Contudo, eu também não condeno Jenny por soltar seu veneninho (adoro a Jenny bitch). Ela estava com a razão e ela mereceu as desculpas que recebeu. Se isso deve ser o suficiente ou não, eu prefiro não julgar. Mas seria interessante ver esses dois se aproximando (não romanticamente, fraternalmente mesmo).
Enquanto isso, o resto da família encontrava-se, ou melhor desencontrava-se em uma série de tentativas de mentira e mal-entendidos, em um jantar na casa dos Waldorf-Rose. Eu sempre gosto tão mais de Dan e Serena quando eles não estão namorando (e arranjando motivos para brigar) ou separados (e arranjando motivos para voltar), mas simplesmente tentam ser amigos e se ajudar. Ainda que seja óbvio que de alguma maneira Dan vai acabar na faculdade perfeita, foi bom vê-lo tentando ganhar algum dinheiro para ajudar o pai, porquê ele é realmente o único adolescente com alguma noção de realidade na série (apesar dessa noção às vezes se tornar pura chatice).
E o próprio exemplo de adolescente sem noção estava bem ali, na forma de Serena. Eu não sei como é a vida real dos adolescentes do Upper East Side, mas na minha realidade, minha mãe nunca se limitaria a ficar furiosa se eu fugisse para a Espanha com uma amiga, não desse notícias e voltasse semanas depois. Eu não sei ao certo se ela me jogaria pela janela do último andar de um prédio ou se não falaria comigo nunca mais na vida, mas ela certamente não me tiraria do castigo horas depois, mesmo eu tendo sido aceita em uma boa faculdade. E eu talvez ficasse chateada, mas saberia que ela tem razão. Porque mesmo com todo aquele dinheiro, que adolescente simplesmente foge para outro continente por uma semana só porquê estava de saco cheio da vida e se safa?
E ainda por cima, Serena retornou casada. Sim, porquê eu não engulo nenhum pouco aquele papo do Gabriel que poderia ser um servente que os casou, principalmente porquê o fato dele continuar envolvido com Poppy é no mínimo suspeito. Eu tenho certeza que esses dois estão armando alguma para cima da Serena, e ela está caindo que nem um patinho.
No núcleo Blair e Nate, os dois brigam. De novo. E se reconciliam no final. De novo. De todas as idéias que os roteiristas podiam tirar dos livros, eles escolheram logo a mais chata de todas, a incapacidade de Blair e Nate de ficarem mais de cinco minutos sem brigarem. Eu gosto do casal, mas quando eles começam a discutir é simplesmente insuportável. Eles quase se tornam Serena/Dan. A trama toda foi dispensável, exceto pela atuação de Leighton Meester, ótima como sempre. Embora Ed Westick e Taylor Monsem tenham sido os destaques na minha opinião, é sempre um prazer ver Meester compor as nuances de Blair. E aparentemente, ambos ela e Nate ficarão em New York. Nate vai para Columbia e Blair com certeza deve ser aceita na NYU com a ajuda de Cyrus.
Assim, o cenário da terceira temporada já se configura melhor. Nate, Blair, Chuck (que fará dezoito anos e se tornará presidente da Bass Industries), Jenny e Eric devem ficar na cidade, provavelmente Vanessa também. Serena por enquanto parece estar de mudança para Brown e Dan para Yale, mas em se tratando de GG isso pode mudar e eles podem até mesmo acabar na mesma faculdade.

3 Respostas to "Gossip Girl – 2×21 – Seder Anything"

Gostei muito deste episódio, não sei ao certo porque, o entrosamento da S com a D foi interessante. Achei a trama da J com o C irrelevante. E B com N são boring demais… Enfim, só S e D salvaram e não sei como eu gostei!?

[SPOILER]

Segundo o Josh Schwartz os personagens vão para duas faculdades… Agora não me lembro quais.

Apesar de concordar que faltava um pouco da dinâmica algo familiar entre Chuck e os Van Der Woodsen, a verdade é que Jenny me irrita de sobremaneira… Em primeiro lugar, por mais que Lily e Rufus sejam um casal, achei completamente nada a ver ela convidar o tal amigo dela pra ir pra cobertura que a Lily dividia com o ex-marido e ainda achar que tinha alguma moral para reclamar com o C. sobre as atitudes dele dentro de casa (já tinha me irritado como ela transformou a festa que a Serena organizou pra ela num chiqueiro e nem sequer teve coragem de admitir para Lily e Rufus que a culpa era dela)… Por outro lado, achei interessante ver como o Chuck mudou, sim, mas, além disso, as duas ou três pequenas cenas envolvendo os dois não me afetou muito, em grande parte pelo motivo que já expus antes (minha irritação com a Jenny e sua atitude sempre tão espaçosa).

Dan é outro que às vezes me irrita um pouco, mas tem bons momentos, sobretudo no que diz respeito à cumplicidade com Serena, mas, assim como a irmã, tem a capacidade de se envolver em assuntos que não dizem respeito a ele e ainda posar de moralmente superior… Vai ver é de família mesmo.

Nate consegue ser ainda mais chato, fazendo a linha “ninguém me entende”, embora seus problemas de confiança sejam inteiramente aceitáveis e justificáveis.

Acho que ele e Blair tiveram seu momento, sua história, mas simplemente não combinam, não dão certo juntos. Ele vai sempre querer que ela seja alguém que ela não é, alguém mais parecida com, por exemplo, a Vanessa; e Blair vai acabar se sentindo mal e se cansando de não conseguir ser quem ele quer que ela seja. No que diz respeito a ela, Chuck é, sem dúvidas, quem melhor a entende e até gosta do jeito dela, mas se os dois realmente ficassem juntos, perderia o que talvez seja a storyline mais divertida e interessante…

quanto aos personagens irem apenas para duas faculdades… podem ser Brown e Yale, caso Blair consiga reverter a situação…

Ahh…eu acho que a Jenny deveria ter mais participação na série…sendo que algumas vezes ela aparece em passagens rápidas…
E a Taylor Momsen deveria fazer mais filmes…mais séries…e vim pra o Brasil…!!!!

Deixe um comentário

Categorias

Comentários

luiz augusto em The Day of the Triffids
karina em Much I Do About Nothing…
andreia em Eles estão voltando…

Blog Stats

  • 173,147 hits

Todas as atualizações do seu blog favorito

Me Adicione no Technorati

Add to Technorati Favorites
